sábado, 22 de dezembro de 2012

Barbosa!!


Barbosa!!           

      O presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa, não aceitou o pedido do procurador geral da republica, Roberto Gurgel, de ordenar a prisão imediata dos condenados do mensalão, e ao ver desse trombonador foi sim uma decisão acertada, pois muitos casos dos processos ainda nem foram julgados nas estâncias menores e visto que em todas as condenações ainda caberia recurso não deveria mesmo decretar a prisão. Como a constituição diz, todo cidadão brasileiro é inocente até que se prove o contrario, o caso então só poderia ter penas definitivas quando não houver mais possibilidade de recurso. A constituição de 1988, se não me engano, traz o seguinte texto no seu artigo 5.°, inciso LVII: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, sendo assim todos os condenados do mensalão deveram ser tratados como réus e não como condenados até que não haja mais possibilidade de defesa.
O maior medo de todos que acompanham o caso é de que sejam julgados os recursos e então sejam eles considerados culpados em uma época em que vários casos já estariam prescritos fazendo então que a ação penal 470 se tornasse ineficiente e vire mais um exemplo para os políticos de que não haverá punição aos corruptos.

Veneno cético.

      Mesmo que tenha sido uma decisão acertada para muitos fica o pensamento que o nosso herói de toga, o Batman brasileiro Joaquim Barbosa, poderia esta pensando numa candidatura a presidência da republica em 2014 e prender 25 réus com possibilidade de recurso em vésperas de natal poderia não cair muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário